No Banco de Equipamentos (que faz parte do Banco de Bens Doados) recebemos todo o tipo de equipamentos elétricos e eletrónicos para reutilização/recuperação e doação às instituições de solidariedade social que são nossas parceiras ou então para a devida reciclagem através da qual o Banco de Bens Doados beneficia a nível financeiro e ambiental.
A fase após recebermos estes equipamentos é testar os mesmos. É necessário que sejam todos devidamente testados para saber se o destino é a reutilização e entrega a outras instituições ou então a reciclagem através do desmantelamento e separação das várias peças e materiais diversos.
O BANCO DE EQUIPAMENTOS recupera, desde 2008, bens com utilidade social – como equipamentos elétricos (frigoríficos, torradeiras, etc.) e eletrónicos (computadores, impressoras, ...) – colocando-os ao serviço de instituições de solidariedade, para o seu uso ou das famílias carenciadas que apoiam. Quando já não podem ser recuperados, encaminha-os para a correta reciclagem, reduzindo os impactos ambientais. Recuperar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar norteiam a atividade.
O Banco de Equipamentos pertence à ENTRAJUDA, uma instituição inovadora na área da solidariedade social, que tem como objectivos: - permitir às instituições melhorarem os serviços prestados aos beneficiários, dotando-as de um conjunto de instrumentos e recursos de gestão e de organização capazes de potenciar não só a eficiência dos seus meios como a eficácia dos seus resultados; - mobilizar e facilitar o envolvimento de pessoas e empresas que pretendam associar-se com a sua boa vontade, colocando à disposição das instituições de solidariedade social o seu trabalho, o seu conhecimento, a sua experiência, os produtos e serviços que produzem ou fornecem.
A recuperação de equipamentos informáticos para doação a instituições é um projeto pioneiro em Portugal: a ENTRAJUDA é o único Centro de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (Título Único Ambiental) que, em Portugal, tem como primeira opção a reutilização de bens em fim de vida, e pertence à Comunidade MAR no âmbito da qual os computadores são entregues com software Microsoft licenciado (Windows, Office - Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Skype e anti vírus).
O que precisamos: Doação de bens informáticos, eléctricos ou electrónicos em bom ou mau estado para serem recuperados, reutilizados ou reciclados.
Morada para entrega: Banco de Bens Doados, Av. de Ceuta, Bairro da Qta. do Cabrinha
O que precisamos: Voluntários para testar os equipamentos informáticos recebidos em doação e preparação dos que possam ser reutilizados para entrega a instituições sociais.
Como entrar em contacto: [email protected] 213 600 500
Se devido ao contexto actual, não puder dar o seu apoio hoje, entregando bens ou fazendo voluntariado, deixe aqui o seu compromisso.
TU & EU, juntos mudamos o mundo.