Perante esta situação, a presença das Irmãs Hospitaleiras é necessária para responder às necessidades da população, tendo como objetivos:
Para a implementação e desenvolvimento deste projeto é de suma importância a aquisição de um aparelho de eletroencefalograma para apoiar o diagnóstico diferencial de alguns transtornos psíquicos, nomeadamente quadros de epilepsia, agitação psicomotora, perturbações do sono, transtornos emocionais, assim como dificuldade de memória e concentração.
A Fundação Bento Menni é uma fundação de solidariedade social (IPSS e ONGD), criada pela Província Portuguesa da Congregação das Irmãs Hospitaleiras. As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus impulsionam a presença da Congregação na República Democrática de Timor Leste, país situado no sudeste asiático, para dar resposta à necessidade de atendimento em saúde mental e psiquiatria.
As Irmãs Hospitaleiras efetuaram uma análise de diagnóstico das necessidades assistenciais em matéria de saúde mental desse país, tendo podido constatar as inúmeras carências de que sofre a população nesta valência de saúde. As pessoas com doença mental ainda são “tratadas” com medicina tradicional, rituais culturais e religiosos muito antigos. Em muitas localidades deste país ainda não existe uma resposta organizada e científicamente validada.
Mesmo no meio de uma pandemis, as Irmãs abriram um Centro de Atendimento em Saúde Mental em Timor-Leste, no território de Maliana (abarcando outros distritos: Liquiçá, Aileu, Ermera, Bobonaro, Cova Lima, Ainaro, Manufahi e Oecussi), onde praticamente não existem infraestruturas para atender a pessoas com doença mental. É composto por duas valências: uma área de dia de saúde mental que disponibiliza consultas à população local; por outro lado, uma equipa móvel de saúde do Centro para outras zonas do distrito de Bobonaro, para que mais pessoas possam beneficiar de consultas e tratamento médico.
Se pretender recibo de donativo, por favor envie-nos email para [email protected].