As frequentes crises e a instabilidade política na Guiné-Bissau têm impedido o desenvolvimento de áreas fundamentais para o bem-estar da população. Mas a riqueza do seu património artístico, cultural e humano contém um potencial diferenciador, capaz de contrariar esta tendência, num país pleno de jovens talentos, sedentos de oportunidades de participar na construção de uma nova narrativa histórica.
É reconhecido que a economia criativa é essencial para o desenvolvimento humano e social de qualquer sociedade. Acreditamos que a cultura contribui para um futuro melhor na Guiné-Bissau! Através do Ur-GENTE – Centro de Formação em Artes Cénicas de Bissau, formamos e empoderamos jovens talentos para a transformação social. Ajude-nos a assegurar o funcionamento sustentável do Ur-GENTE!
A VIDA é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), criada em 1992, que trabalha nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento na Guiné-Bissau e em Moçambique, e de Educação para o Desenvolvimento em Portugal, onde tem a sua Sede.
Com 32 anos de experiência, a VIDA atua em 4 grandes áreas de intervenção: Saúde, Nutrição e População; Alimentação, Clima e Recursos Naturais; Geração de Rendimento e Promoção da Resiliência; Educação.
Como trabalhamos
Através da presença contínua e a médio-longo prazo junto das comunidades, identificamos, em conjunto, os problemas que afetam as suas vidas e que contribuem para a sua situação de pobreza extrema. Iniciamos com o colmatar de necessidade básicas das famílias para, posteriormente, avançar para a criação de estratégias de Desenvolvimento, que permitem quebrar o ciclo de pobreza, através do fortalecimento das capacidades de cada pessoa e da rede de atores/autoridades locais que permitem tornar as comunidades mais resilientes face aos constrangimentos com que se deparam no seu dia-a-dia.
Contexto da causa para a apelamos
Em 2023, a VIDA criou uma estrutura física única em Bissau – o Ur-GENTE – de formação, produção e programação cultural e realizou o primeiro festival internacional de artes cénicas do país, reconhecido pela comunidade e entidades governamentais como um bem comum de futuro!
Queremos, por isso, continuar a promover a formação de jovens talentos, inspirando e potenciando a sua ação enquanto artistas e agentes transformadores da sua realidade, através do Ur-GENTE. Para tal, precisamos do seu apoio para garantir a sustentabilidade deste espaço!
Se pretender recibo de donativo, por favor envie-nos email para [email protected].